Esportes, valores olímpicos e educação nos Jogos Colaborativos: veja a Máquina do Esporte.

Veja nossa solução e entenda como!

Role para baixo

O que é?

Vivendo o espírito olímpico, cada estudante vai estar como parte de um quarteto para controlar os personagens do universo de Mario Bros. e Sonic The Hedgehog em uma corrida contra outro grupo de quatro alunos da mesma turma.

Esses quartetos se confrontarão em provas de revezamento 4x100m no jogo de videogame, de onde será descoberto o time vencedor - obrigatoriamente um time, e não um único jogador, ajudando a evocar os valores de cooperação, colaboração e trabalho em equipe.

 

Entenda como funciona a "Máquina do Esporte"

Para participar da atividade, não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de jogos de videogame, já que a demanda para o apertar de botões é bastante minimizada por um conjunto de comandos que nunca ultrapassa o uso de dois botões simultaneamente.

Como em uma prova de revezamento 4x100m real, aqui cada aluno será responsável por correr uma etapa de 100m com um bastão na mão, que deve ser repassado para o jogador seguinte do time na raia de corrida da prova. No jogo, correr significa apertar repetidas vezes um botão indicado sobre a cabeça do personagem. Para passar o bastão é necessário fazer um conjunto de três movimentos que são indicados na tela pelo jogo.

Para definirmos o time vencedor, bastará verificar aquele que passou antes do outro pela linha de chegada. Os melhores resultados serão obtidos pelos times mais bem sincronizados, unidos e que colaboram entre si.

O vídeo abaixo mostra uma breve partida do jogo em andamento.

 

Aprendizado e diversão, tudo junto!

Veja como sua matéria interage com o conteúdo apresentado!

Sabemos que as ciências - de maneira geral - se relacionam com as atividades de nosso cotidiano. Buscamos apontar, aqui, algumas das possibilidades de trabalhar com o conteúdo esportivo/olímpico como ponto de partida para a matéria a ser dada em sala de aula.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
 

Máquina dos Esportes e 

Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

De que maneira o esporte interage com a área?

Sociologia

História

1º do Ensino Médio
 3º do Ens. Fund. 
2º do Ensino Médio
8º do Ens. Fund.
5º do Ens. Fund.
 2º do Ens. Fund. 
7º do Ens. Fund.
4º do Ens. Fund.
1º do Ens. Fund.

Geografia

1º do Ensino Médio
9º do Ens. Fund.
 6º do Ens. Fund. 
8º do Ens. Fund.
5º do Ens. Fund.
3º do Ensino Médio
7º do Ens. Fund.
4º do Ens. Fund.
1º do Ens. Fund.

Série: 1º ano do Ensino Médio

Matéria: Sociologia

Submatéria: Cultura e diversidade, cultura e identidade

Pergunta sugerida: O grande significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é de promover a união entre os povos, visando somente um interesse em comum. Como pudemos observar na última edição dos Jogos, realizados no Rio de Janeiro, houve uma grande diversidade étnica-cultural e todos brasileiros souberam respeitar as diferenças. Nós pudemos observar a multiculturalidade também presente nos nossos jogos de videogame, mostrando os Japoneses Mario e Sonic participando dos Jogos Rio2016. Com base nos conhecimentos sobre Cultura e diversidade, leia a letra do artista musical Zeca Baleiro e responda a questão:

Venha provar meu brunch

Saiba que eu tenho approach

Na hora do lunch

Eu ando de ferryboat...

As canções de Zeca Baleiro, compositor brasileiro do Maranhão, revelam uma aguçada preocupação do artista com as mudanças político-culturais de seu tempo. Nesse fragmento da música "Samba do approach", o artista propõe:

(A) um comportamento xenófobo para os artistas que militam a favor da memória de da identidade nacional.

(B) o respeito e a preservação do português padrão como forma de fortalecimento do idioma do Brasil.

(C) a valorização da diversidade cultural como patrimônio nacional e forma legítima de identidade da nação.[Correta]

(D) a transformação do Brasil em um espaço em que o inglês se torne a primeira língua da nação

Série: 3º ano do Ensino Médio

Matéria: Sociologia

Submatéria: Cultura consumo e Comunicção de massa

Pergunta sugerida: Graças a globalização, hoje já é possível acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de qualquer lugar do mundo. Isso se deve muito aos fluxos de informações constantes. Tais fluxos também já chegaram aos videogame, através dos quais se tem a capacidade de jogar contra ou junto a qualquer outro jogador do planeta. Partindo dos conceitos de Cultura, consumo e comunicação de massas, observe e responda a questão abaixo.

“Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”. LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.13 (adaptado).

A integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico corrobora para o conceito de:

(A) Unidade tecnológica

(B) Ciberespaço [Correta]

(C) Espacialidade digital

(D) Sociointeratividade

Série: 3º ano do Ensino Médio

Matéria: História

Submatéria: 1ª e 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria

Pergunta sugerida: Se nos games os rivais Mario e Sonic não participavam de jogos juntos, alguns países também viveram uma realidade parecida. Logo após a Segunda Guerra mundial, o planeta se dividiu em dois grandes blocos econômicos, liderados pelos EUA e a URSS. Tais blocos eram super potências olímpicas na época, mas nos Jogos Olímpicos de 1980 e 1984, cada país alegou uma situação para não mandar seus atletas ao evento. Existia algum atrito entre os países? Se sim, qual era?

(A) Não, os dois países eram aliados e decidiram não mandar seus atletas ao evento pois havia suspeita de gripe aviária.

(B) Sim, existia uma grande tensão entre os blocos econômicos que tinham diferentes visões de mundo. Um apoiava a expansão do capitalismo pelo mundo (URSS) e a outra o Socialismo (EUA).

(C) Sim, existia uma grande tensão entre os blocos econômicos que tinham diferentes visões de mundo. Um apoiava a expansão do capitalismo pelo mundo (EUA) e a outra o Socialismo (URSS).  [Correta]

(D) Sim, a URSS queria travar uma guerra contra Cuba e os EUA interferiram mandando tropas de apoio a Cuba.

Série: 9º ano do Ensino Fundamental

Matéria: História

Submatéria: 1ª e 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria

Pergunta sugerida: Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são os mais importantes eventos esportivos globais - com versões que chegam até mesmo aos videogames e seus ícones. No entanto, houve épocas que não puderam ser realizados. Quais foram os fatores que influenciaram na não realização dos jogos?

(A) A volta da gripe espanhola, que dizimou aproximadamente 100 milhões de pessoas pelo mundo

(B) A 1º e a 2º Guerra mundial [Correta]

(C) O bloqueio continental realizado por Napoleão na Inglaterra

(D) Os conflitos existentes no Oriente Médio

Série: 2º ano do Ensino Médio

Matéria: Geografia

Submatéria: Organização do Espaço Mundial e Urbanização

Pergunta sugerida: Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são realizados de quatro em quatro anos em diferentes lugares do mundo, aonde podemos observar as paisagens e diferentes culturas mundias - também  representadas no mundo virtual dos jogos eletrônicos. Em 1996 os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram realizados em Atlanta, nos EUA. No mesmo país, existe uma cidade de âmbito global, que exerce funções de comando supranacional e de alto nível tecnológico, constituindo-se, portanto, em local onde a rede internacional das empresas capitalistas encontram seus pontos físicos de ancoragem espacial.

A partir das informações anteriores, responda: Qual cidade dos EUA corresponde a essas características?

(A) Washington

(B) Boston

(C) Las Vegas

(D) Nova Iorque [Correto]

Série: 3º ano do Ensino Fundamental

Matéria: Geografia

Submatéria: Lugar e Paisagem

Pergunta sugerida: Quando uma cidade é escolhida para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, há sempre uma grande reformulação da sede, visando deixar o lugar mais atrativo, transformando-lhe em um ponto turístico. O conceito de lugar e paisagem também é mostrado nos games, lá conseguimos observar as mudanças já implantadas nos lugares de competição. A partir desta informação, assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem:

(A) Paisagem representa o que ouvimos de um determinado lugar.

(B) Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.

(C) Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar. [Correto]

(D) Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.

Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matéria: Geografia

Submatéria: Lugar e Paisagem

Pergunta sugerida: Quando uma cidade é escolhida para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, há sempre uma grande reformulação da sede, visando deixar o lugar mais atrativo, transformando-lhe em um ponto turístico. O conceito de lugar e paisagem também é mostrado nos games, lá conseguimos observar as mudanças já implantadas nos lugares de competição. A partir desta informação, assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem:

(A) Paisagem representa o que ouvimos de um determinado lugar.

(B) Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.

(C) Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar. [Correto]

(D) Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.

Série: 6º ano do Ensino Fundamental

Matéria: História

Submatéria: Cultura Grega na Formação do Mundo Ocidental

Pergunta sugerida: Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são os mais importantes eventos esportivos globais - com versões que chegam até mesmo aos videogames e seus ícones. No entanto, houve épocas que não puderam ser realizados. Quais foram os fatores que influenciaram na não realização dos jogos?

(A) A volta da gripe espanhola, que dizimou aproximadamente 100 milhões de pessoas pelo mundo

(B) A 1º e a 2º Guerra mundial [Correta]

(C) O bloqueio continental realizado por Napoleão na Inglaterra

(D) Os conflitos existentes no Oriente Médio

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Máquina dos Esportes e 

Matemática e suas tecnologias.

De que maneira o esporte interage com a área?

Matemática

1º do Ensino Médio
9º do Ens. Fund.
2º do Ensino Médio
8º do Ens. Fund.
5º do Ens. Fund.
3º do Ensino Médio
7º do Ens. Fund.
4º do Ens. Fund.
1º do Ens. Fund.

Série: 6º ano do Ensino Fundamental

Submatéria: Números Naturais

Pergunta sugerida: e no videogame os Jogos Olímpicos não são representados por nações, mas sim pelo time de Mario e Sonic, no mundo não-virtual são os países que trazem suas delegações de atletas ao País sede. Um desses países foi a superpopulosa China, com 1,307 bilhão de habitantes.

 

De acordo com essa informação, a população da China supera 1 bilhão de habitantes em:

(A) 307 MIL

(B) 3,07 MILHÕES

(C) 307 MILHÕES [Correta]

(D) 3,07 BILHÕES

Submatéria: Sistemas de Medida

Pergunta sugerida: Tome como base o sistema de medidas que foram apresentados tanto no videogame quanto em sala de aula. Ao saber que um atleta treina para as Olimpíadas 2h20min todos os dias no seu clube. Quantos minutos ele treina durante um mês inteiro de 30 dias:

(A) 420

(B) 4200 [Correta]

(C) 42000

(D) 4,20

Série: 3º ano do Ensino Fundamental

Submatéria: Números Naturais e Sistemas de Numeração Decimal

Pergunta sugerida: Em alguns esportes olímpicos a pontuação se dá pelo conjunto de modalidades, tais como o Pentatlo e Decatlo Moderno. Com isso, é feito a soma de todo os pontos obtidos pelo atleta e gerado, no final, um número decimal. Tal medição é a mesma representada nos jogos de videogame que você jogou. A partir disto, observe e responda a questão:

"O número formado por 1 centena de milhar mais 4 milhares mais 7 dezenas é representado de que forma?"

(A) 140700

(B) 140070

(C) 104700

(D) 104070 [Correto]

Submatéria: Comparação de grandezas da mesma natureza

Pergunta sugerida: Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a semelhança entre o atletismo de velocidade e a maratona é sua medição, que é o fator distância. Claro que um percorre uma maior distância que o outro, em contra partida, a velocidade entre ambos é bem diferente. No videogame tivemos a oportunidade de ter a experiência de uma corrida de 100m rasos e várias outras modalidades de atletismo de velocidade.

Partindo de tal informação e utilizando o conhecimento das grandezas de mesma espécie, responda: qual a razão entre 20km e 4.000m?

(A) 20

(B) 4

(C) 5 [Correta]

(D) 10

Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Submatéria: Números Naturais e Sistemas de Numeração Decimal

Pergunta sugerida: Em alguns esportes olímpicos a pontuação se dá pelo conjunto de modalidades, tais como o Pentatlo e Decatlo Moderno. Com isso, é feito a soma de todo os pontos obtidos pelo atleta e gerado, no final, um número decimal. Tal medição é a mesma representada nos jogos de videogame que você jogou. A partir disto, observe e responda a questão:

"O número formado por 1 centena de milhar mais 4 milhares mais 7 dezenas é representado de que forma?"

(A) 140700

(B) 140070

(C) 104700

(D) 104070 [Correto]

Submatéria: Comparação de grandezas da mesma natureza

Pergunta sugerida: Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a semelhança entre o atletismo de velocidade e a maratona é sua medição, que é o fator distância. Claro que um percorre uma maior distância que o outro, em contra partida, a velocidade entre ambos é bem diferente. No videogame tivemos a oportunidade de ter a experiência de uma corrida de 100m rasos e várias outras modalidades de atletismo de velocidade.

Partindo de tal informação e utilizando o conhecimento das grandezas de mesma espécie, responda: qual a razão entre 20km e 4.000m?

(A) 20

(B) 4

(C) 5 [Correta]

(D) 10

 
 
 
 

Máquina dos Esportes e 

Ciências da Natureza e suas tecnologias.

De que maneira o esporte interage com a área?

Química

9º do Ens. Fund.
1º do Ensino Médio
2º do Ensino Médio

Física

9º do Ens. Fund.
2º do Ensino Médio
3º do Ensino Médio

Biologia

9º do Ens. Fund.
1º do Ensino Médio
2º do Ensino Médio
3º do Ensino Médio

Ciências

8º do Ens. Fund.
7º do Ens. Fund.
 3º do Ens. Fund. 
 6º do Ens. Fund. 
 2º do Ens. Fund. 
1º do Ens. Fund.

Série: 3º ano do Ensino Médio

Matéria: Química

Submatéria: Biomolélucas

Pergunta sugerida: A adrenalina é uma substância produzida no organismo humano capaz de afetar o batimento cardíaco, a metabolização e a respiração - sentimos a adrenalina até mesmo quando jogamos videogames, não é mesmo?

Muitas substâncias preparadas em laboratório têm estruturas semelhantes à adrenalina e em muitos casos são usadas indevidamente como estimulantes para a prática de esportes, por isso a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos investem bastante no controle de  doping. A DOPA é uma substância intermediária na biossíntese da adrenalina. Observe a estrutura da DOPA. Assinale a opção correta.

(A) Identifica-se entre outras as funções fenol e amina. [Correta]

(B) Existem, entre outros, três átomos de carbono assimétrico (carbono quiral).

(C) Verifica-se a existência de cadeia carbônica alifática insaturada.

(D) Existem dois isômeros geométricos para a DOPA.

Série: 1º ano do Ensino Médio

Matéria: Física

Submatéria: Forças

Pergunta sugerida: O ciclismo de pista está  no Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna, realizada em Atenas 1896, e continua presente até os dias atuais, se expandido até a realidade virtual dos videogames. Tendo tal prova como base, responda a questão: Um ciclista treina em uma pista circular, executando um movimento circular e uniforme, com velocidade igual a 20 m/s. Sendo o raio da pista igual a 80 m,qual o valor da aceleração centrípeta?

(A) 10 m/s²

(B) 20 m/s²

(C) 5 m/s² [Correta]

(D) 40 m/s²

Série: 8º ano do Ensino Fundamental

Submatéria: Metabolismo central e funções do sistema

Pergunta sugerida: Sabemos que a água é de suma importância na vida de qualquer pessoa e no caso dos atletas de alto rendimento não é diferente. Todos os esportistas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos tem um enorme desgaste físico - pudemos sentir um pouco da sensação deles quando nos colocamos em seus lugares no videogame -, que só é reposto após muita hidratação e descanso. A partir de tal informação, observe a questão e responda:

"Um náufrago, sem suprimento de água potável, poderia sobreviver por mais tempo caso evitasse alimentar-se, exclusivamente, de peixes". Porque a afirmação é verdadeira?

(A) A carne de peixe contém, normalmente, concentrações elevadas de ácido úrico que, ao ser excretado, provocaria desidratação.

(B) O aumento do catabolismo proteico aceleraria o consumo de água metabólica.

(C) A elevada concentração de sal no peixe induziria a desidratação por aumento de excreção de NaCl e água. [Correta]

(D) O aumento da excreção renal de ácido úrico, proveniente do catabolismo protéico, acarretaria concomitante perda de água.

Série: 5º ano do Ensino Fundamental

Submatéria: Ser humano e saúde: o corpo como um todo integrado.

Pergunta sugerida: ​Como em qualquer esporte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o sistema respiratório de cada atleta tem que estar em perfeito estado de funcionamento. Utilizando o que você aprendeu em suas aulas e na experiência vivida no viedogame sobre sistema respiratório, responda:

Em condições normais, aonde ocorre as trocas gasosas no pulmão humano?

(A) Nos alvéolos. [Correto]

(B) Nos bronquíolos.

(C) Nos brônquios.

(D) Na traqueia.

Série: 4º ano do Ensino Fundamental

Submatéria: Ser humano e saúde: o corpo como um todo integrado.

Pergunta sugerida: ​Como em qualquer esporte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o sistema respiratório de cada atleta tem que estar em perfeito estado de funcionamento. Utilizando o que você aprendeu em suas aulas e na experiência vivida no viedogame sobre sistema respiratório, responda:

Em condições normais, aonde ocorre as trocas gasosas no pulmão humano?

(A) Nos alvéolos. [Correto]

(B) Nos bronquíolos.

(C) Nos brônquios.

(D) Na traqueia.

 
 
 
 
 
 

VAMOS JUNTOS NESSA AVENTURA

Estamos prontos para esse novo desafio!

21 981092542