Vamos falar sobre jogos?

A TECNOLOGIA DO NOVO SÉCULO ESTÁ DEPOIS DESTE FORMULÁRIO
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

| contato@gfcorp.com.br | 21 22627851

Máquinas da Natureza e Ambiente: o que são?

 

Um conjunto de quatro formatos de dinâmicas que valem-se do uso dos jogos eletrônicos para causar um maior interesse nos alunos não somente no conteúdo acerca da temática aludida, mas que também estimula a interação com outros conteúdos didático-pedagógicos da escola. 

Essas interações são sempre mediadas por nossos orientadores, que integram a diversão, o conteúdo e o professor aos alunos, de maneira a tornar o desafio de aprender ainda mais instigante!

 

Confira alguns dos formatos:

 

1) Máquina da Savana

 

Para: Apresentar biomas distantes, revelar os ambientes de outros continentes, gerar integração e respeito com os animais.

 

Com intuito de fazer com que o jogador possa conhecer o diferente bioma tipicamente africano, a “Máquina da Savana” fará com que ele viva uma completa experiência de controle de animais fascinantes como o leão, o hipopótamo, o rinoceronte, o elefante, dentre outros, através do controle por captura de movimentos.

Assim, fazendo com que ele possa viver ambientes que dificilmente viveria in loco, pretendemos que ele possa ser capturado pela magia do meio ambiente e dessa forma, possa respeitá-lo.

No jogo, o desafio é conseguir viver como o animal escolhido, durante um tempo pré-determinado, caçando, sobrevivendo aos seus predadores, reproduzindo-se, enfim, completando o ciclo da vida. Para isso, os jogadores alunos serão divididos em trios, receberão fichas aleatórias (tamanho 10x15cm), que trarão, cada uma delas, a figura do bicho escolhido a frente, e uma série de informações sobre o mesmo no verso. É com base no ser escolhido e nas informações da ficha que ele deverá sobreviver durante o tempo pré-determinado no jogo.

 

2) Máquina dos Mares

 

Para: Aproximar os usuários do universo da água, apresentar versões digitais de biomas aquáticos, promover a preservação da vida selvagem.

 

Com a utilização de controles capazes de capturar os movimentos, os jogos apresentados na “Máquina dos Mares” transportarão os usuários para biomas pouco conhecidos, ou mesmos biomas famosos que dificilmente serão vividos por eles in loco.

Assim, foram concebidos espaços de exibição da vida animal em seus grandes oceanos e sua vasta fauna marinha. Esses espaços trarão a participação dos jogadores, que terão que achar seres específicos da fauna marinha local, em diversas áreas/fases do jogo, sempre correndo contra o relógio para salvá-los da extinção.

Os animais a serem procurados serão definidos pelo sorteio de fichas impressas, que conterão informações sobre seus hábitos de vida, material que servirá como ficha informativa (para que possam permanecer em contato com o conhecimento adquirido no jogo) e base de consulta para um quiz sobre os hábitos de vida dos seres pesquisados.

 

3) Máquina da Coleta Seletiva

 

Para: Ensino sobre tipos de lixo e sua coleta seletiva, incentivo à prática de separação do lixo.

 

A “Máquina da Coleta Seletiva” propõe desafiar o jogador a aprender e conseguir achar, dentro de um cenário com múltiplos objetos, aqueles que são lixos de cada tipo pedido: orgânico, seco, molhado, metal, vidro...

Estimulando os usuários a aprender como separar o lixo e aguçando seus olhares, o jogo se divide em fases que se utilizam da mecânica de point-and-click (apontar e clicar) para achar os tipos de lixo pedidos em cada uma delas, sempre misturados a cenários diferentes, que dificultarão a procura dos itens solicitados. A cada dia, uma fase será apresentada aos jogadores, possibilitando desafios diferentes para cada oportunidade onde a “Máquina da Coleta Seletiva” for utilizada.

Os jogos serão jogados em duplas, que utilizarão computadores/tablets para jogar, tendo missões específicas a cada fase, como “ache o lixo seco”, ou “clique no lixo feito de vidro”, sempre com um tempo contado e diminuto para conseguir alcançar o objetivo apontado para aquele momento de desafio. Ao final, os mediadores repassarão algumas informações e curiosidades sobre o lixo e a necessidade de coleta seletiva, em palestra elucidativa.

 

4) Máquina da Fauna Brasileira

 

Para: Apresentação dos biomas terrestres brasileiros, incentivo a preservação ambiental, aproximação com a fauna nacional.  

 

A “Máquina da Fauna Brasileira” irá apresentar os sete biomas terrestres brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Manguezal, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), permitindo que o jogador possa cumprir as funções básicas do ciclo da vida de um animal tipíco de cada uma dessas regiões.

Assim, através de simples controles com o uso de mouse/seta ou toque, os jogadores controlarão animais como a onça pintada, a ararinha-azul e outros, tendo de como objetivo se alimentar, achar água e um parceiro para reprodução, enquanto foge de seus predadores naturais e do ser humano.

Após conseguir concluir todos os desafios dentro do tempo máximo proposto, os jogadores receberão informações sobre as características de cada bicho, como observadas no jogo e terão de responder às perguntas desenvolvidas por nossos orientadores durante as intervenções pós-aplicação.

 

1/11